{Empreendedorismo materno}: rotina

Não conheço (e nem acredito) em fórmula perfeita, mas sim em formas personalizadas. Afinal, cada um tem seus fatores que interferem diretamente na rotina, como localização de onde mora e onde trabalha, se tem filhos ou não, se seu estilo é mais caseiro ou mais rueiro, se é organizado ou bagunceiro e por aí vai… Aqui eu e o Márcio dividimos bastante todas as tarefas da Dinoleta, as de casa e as de pais. Não temos empregada doméstica, babá e nem funcionária para empresa, por isso nossa rotina é bem planejada para ser produtiva e dar tempo de fazer tudo e sobrar espaço para diversão também! Geralmente funciona assim:

Manhã: o dia começa entre 7h e 8h. Nesse turno preparamos café para as crianças, ajudamos no para casa, preparamos almoço, organizamos uniforme, mochila e merenda para escola. Entre o horário da tarefa escolar e o preparo do almoço vou adiantando respostas de alguns e-mails e Márcio vai adiantando algumas ilustrações. Aí por volta de meio dia almoçamos e levamos as crianças para a escola (é perto, levo de carro, em 10 min chego lá!).

bibi_dinoleta_computador

Tarde: aproveitamos ao máximo esse turno para produzir bastante para Dinoleta. É nesse horário que as crianças estão na escola e a casa fica mais silenciosa e sem momentos de interrupções. No turno da tarde conseguimos criar artes de convites, ilustrações, prensar canecas, produzir personalizados, embalar e postar encomendas da loja. Por volta das cinco e vinte paramos e vamos buscá-los na escola.

Noite: assim que voltamos da escola é chegar em casa, colocar as crianças para tomar banho, preparar um jantar ou lanche reforçado para eles, conferir agendas da escola, parar  e ficar uma horinha com eles descansando, conversando como foi o dia de aula e depois colocá-los para dormir por volta das 9h. Assim que eles dormem, voltamos um pouquinho mais para a produção da Dinoleta, trabalhando mais umas duas horas e deixando pronto a lista do dia seguinte.

Para a semana não ficar cansativa, uma vez por semana almoçamos fora de casa, é um dia que fica mais leve em casa e termina sobrando mais tempo no turno da manhã para adiantar algo na produção da Dinoleta. Quando a produção aperta muito, terceirizamos montagem dos convites (para minha mãe caprichosa) e, quando fica mais apertado ainda, quando tem algum pedido grande, deixamos os meninos na casa dos avós no final de semana e trabalhamos um pouco no sábado.

Tenho que confessar (e agradecer a Deus!) que nossos filhos são bem tranquilos e obedientes, fator que facilita muito nossa rotina! Em todas as tarefas de casa sempre tentamos inserir as crianças ajudando, aprendendo e passando a responsabilidade de algumas funções para elas, mas como eles tem apenas 4 e 9 anos tudo é sempre supervisionado, a gente fica por perto. O Pedro e a Beatriz entendem, gostam e participam da Dinoleta. Muitas vezes são nossos modelos nas fotos dos produtos (como as tattoos) para a loja, avaliam e testam as novidades!

É assim que geralmente funciona nossa rotina, claro que ela vem sendo sempre adaptada e tentamos melhorar sempre. Mas uma das coisas que tenho mais pensado é que não precisamos de mais tempo, de um dia de 48 horas para dar conta de tudo, o que acho que precisamos é escolher quais são as prioridades e focar mais em cada tarefa para elas serem mais produtivas. E isso não vale somente para tempo mas para espaço também, sabe? Aqui nosso espaço não é grande e muitas vezes já reclamei que não tem lugar para guardar tudo, mas cada vez mais percebo que guardo mais do que necessário, que precisamo nos desfazer do que não usamos, do que é velho demais ou do que não é necessário abrindo assim espaço para organizar melhor nossas coisas e ser mais produtivo também! Sei que não é fácil, sei que estou longe de ser um modelo de perfeição, mas temos sempre que tentar pelo bem estar da nossa vida, certo?!

produtividade_decola

E hoje comecei a fazer o bônus de produtividade do Decola!Lab que já está disponível lá na plataforma para quem embarcou nessa nave. Já estou doida para inserir algumas dicas da Rafa no meu dia a dia. Ainda dá tempo de entrar nessa nave também do nosso ladinho com aqueles bônus extras (fada madrinha, fotoletada, presskit comemorar) que pensamos com tanto carinho. Quem decidir embarcar, garanta nossos bônus clicando AQUI, combinado? Inscrições até 04/06, quinta-feira agora, viu?!

DICA: Na semana passada tive um bate-papo com a Rafa Cappai onde conversamos um pouquinho sobre produtividade e compartilhamos algumas dicas. Você pode assistir clicando aqui.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *